AGRICULTURA SUSTENTÁVEL | PREFEITA ILVANE PINHO ADERE AO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO

WhatsApp Image 2018-03-21 at 19.54.17

Grandes mudanças já aconteceram e vem acontecendo na agricultura do município de Presidente Médici desde a posse da prefeita Ilvane Pinho, que tem dedicado seus esforços juntamente com o Gestor da Secretaria de Agricultura, para promover desenvolvimento na forma de produção dos alimentos.

WhatsApp Image 2018-03-21 at 19.54.17 (1)

Desde então o município vem sendo “bombardeado” com Politicas Públicas que tem beneficiado dezenas de agricultores urbanos e rurais.

Como gestora, a prefeita Ilvane Pinho tem se mostrado sensível a realidade da Juventude Rural, e mesmo dando todo suporte necessário para dar continuidade aos estudos dos jovens a Prefeita do município tem buscado meios de possibilitar a sustentabilidade financeira e educacional através de projetos destinados ao público alvo do município.

WhatsApp Image 2018-03-21 at 19.54.18 (1)

Nesta quinta-feira (21) a Prefeita Ilvane na presença do Vereador Ranieri Correa e do Secretário de Agricultura Francisco Magalhães aderiu ao programa Projovem Campo – Saberes da Terra, através da Secretária de Agricultura.

O Programa consiste em trabalhar uma diversidade de atividades sócias educativas e é destinado ao público jovem na faixa etária entre 18 e 29 anos que não tenha concluído o ensino fundamental, mas que saiba ler e escrever.

WhatsApp Image 2018-03-21 at 19.54.18

Sobre o Projovem Campo – Saberes da Terra.

projovem-campo

O Projovem Campo – Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização aos  jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente excluídas do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.

Implementado em 2005, a ação que se denominava Saberes da Terra integrou-se dois anos depois  ao  Programa Nacional de Inclusão de Jovens  (Projovem), cuja a gestão é da Secretaria Nacional de Juventude. O Projovem possui outras três modalidades, Adolescente, Trabalhador e Urbano.

Em 2008, foram aprovados projetos de 19 estados e 19 instituições de Ensino Superior públicas, os quais estão sendo executados com a meta de atender a 35 mil jovens agricultores familiares. Em 2009 foram aprovadas 30.375 novas vagas a serem ofertadas por secretarias estaduais de educação de 13 estados.

Os agricultores participantes recebem uma bolsa de R$ 1.200,00 em 12 parcelas e têm de cumprir 75% da frequência. O curso, com duração de dois anos, é oferecido em sistema de alternância —intercalando tempo-escola e tempo-comunidade. O formato do programa é de responsabilidade de cada estado, de acordo com as características da atividade agrícola local.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s