Sem Neymar, que cumprirá suspensão, o PSG volta a campo na próxima sexta-feira, quando recebe o Nice. Já o time de Marselha visita o vice-lanterna Lille no domingo.
Neste domingo (22), o Paris Saint-Germain venceu o Olympique de Marshelha por 2 a 2. Com o empate, graças ao gol marcado por Cavani nos acréscimos, o PSG garantiu sua invencibilidade no Campeonato Francês. Neymar marcou o primeiro do seu time, mas foi expulso no segundo tempo após se envolver em confusão com um rival.
Sem Neymar, que cumprirá suspensão, o PSG volta a campo na próxima sexta-feira, quando recebe o Nice. Já o time de Marselha visita o vice-lanterna Lille no domingo.
Brasil em campo
Além de Luiz Gustavo e Neymar, Thiago Silva, recuperado de lesão, voltou a formar a dupla de zaga titular da equipe da capital com Marquinhos. Ambos tiveram atuação satisfatória. Daniel Alves, lesionado, deu lugar a Meunier. Lucas Moura não foi relacionado por opção do técnico
Unai Emery.
O volante da seleção brasileira na Copa do mundo de 2014, Luiz Gustavo, foi quem abriu o placar do clássico. Aos 16 minutos, ele teve liberdade e arriscou um chute bem de longe e fez o primeiro gol do Olympique de Marshella.
O jogo
No início do jogo, o time do PSG sofreu com a marcação dos donos da casa. Kwarza e Cavani perderam boas chances de gol. Mas, aos 33 minutos Rabiot fez grande jogada e rolou para Neymar. O brasileiro bateu cruzado, sem chances de Mandanda. Décimo gol do camisa 10 no
futebol francês.
Na volta para o segundo tempo, o PSG reclamou muito com a arbitragem. Aos 9 minutos, Mbappé tentou jogada individual, Amavi fez o corte e na sequência tocou com a mão na bola. A arbitragem mandou o jogo seguir.
No segundo tempo, o PSG seguia com mais posse de bola, mas sem criar chances de gol. Emery trocou Thiago Motta por Draxler na tentativa de mudar o cenário, sem sucesso. E quem marcou foi o Olympique. N’Jie insistiu na disputa pela bola com Rabiot na entrada da área, ganhou
e cruzou para Thauvin estufar as redes aos 34 minutos.
Expulsão de Neymar
O primeiro clássico contra o Olympique não terminou nada bem para o camisa 10 do PSG. Pouco depois de levar amarelo por reclamação, Neymar sofreu falta sem bola de Ocampos, ficou irritado e deu uma peitada no adversário, que desabou. Amarelo para os dois, e o brasileiro
acabou indo para o vestiário mais cedo.
Cavani salva nos acréscimos
Aos 48 minutos, Cavani bateu falta com perfeição e definiu a igualdade. Graças ao gol do uruguaio, o PSG manteve sua incencibilidade no campeonato.
Cenas lamentáveis e festa
Com cânticos e sinalizadores, a torcida do Olympique deu um espetáculo à parte e transformou o Vélodrome num caldeirão. Cada desarme da equipe era comemorado como um gol, e os visitantes ouviam uma sonora vaia enquanto tinham a posse de bola.
Antes de a bola rolar, porém, integrantes de uma organizada entraram em confronto com a polícia nos arredores do estádio. E vale ressaltar que o clássico foi disputado com torcida única justamente para prevenir incidentes como este.
Cenas lamentáveis voltaram a ser registradas quando alguns torcedores jogaram objetos na direção de Neymar quando o brasileiro foi bater dois escanteios.
Ficha Técnica
Olympique 2 x 2 PSG
Data: 22 de outubro de 2017
Local: Estádio Vélodrome, em Marselha (FRA)
Hora: 17h00 (de Brasília)
Árbitro: Ruddy Buquet
Cartões Amarelos: Sakai, Mitroglou, Sanson, Ocampos (Olympique); Mbappé, Neymar (PSG).
Cartão Vermelho: Neymar
Gols: Luiz Gustavo, aos 16 minutos, e Neymar, aos 33 minutos do primeiro tempo; Thauvin, aos 34, e Cavani, aos 48 minutos do segundo tempo.
Olympique: Mandanda; Sakai, Rami, Rolando e Amavi; Anguissa e Luiz Gustavo; Thauvin (Sarr), Payet (Sanson) e Ocampos; Mitroglou (N’Jie). Treinador: Rudi Garcia.
PSG: Areola; Meunier, Marquinhos, Thiago Silva e Kurzawa; Verratti, Thiago Motta (Draxler) e Rabiot; Mbappé (Di María), Cavani e Neymar. Treinador: Unai Emery.
Guttenbergg Pereira jornalista do Blog do Guto, 23 de outubro de 2017.