KITSURF

Blog do Guto: ABERTURA DA 6ª EDIÇÃO DO CAMPEONATO MARANHENSE DE KITESURF AGITA A ORLA DE SÃO LUÍS

Neste ano, o evento segue as regras do Campeonato Brasileiro, a fim de profissionalizar ainda mais o esporte no Maranhão.

kite22-1024x683

SÃO LUÍS – O céu azul, o mar agitado, o colorido dos kites e a disposição dos atletas, foram elementos que não faltaram na abertura do 6º Campeonato Maranhense de Kitesurf, uma competição que já está mais do que consolidada no calendário esportivo do Maranhão.

Em uma edição cheia de novidades, os cem competidores inscritos foram ao mar, dar o melhor de si, em cima de uma pequena prancha puxada por uma pipa. Não teve como olhar o desempenho dos atletas sem se encantar com o brilho deles na água.

O campeonato agora segue as regras do nacional, o que causou estranhamento em alguns competidores, mas a equipe técnica do evento está conseguindo tirar as dúvidas dos atletas.

“A gente sentiu um pouco as mudanças, mas já estamos conseguindo facilitar a compreensão dos atletas. Tanto que quase 90% dos atletas conseguiram fazer o percurso corretamente”, explicou Rogério Luna, presidente da Associação de Velejadores do Maranhão (AVEMA).

Para a velejadora Melissa Maciel, atual campeã Maranhense de Kitesurf, as modificações nas regras do campeonato estadual são importantes para profissionalizar os atletas.

“Agora, as regras são iguais às do Campeonato Brasileiro e isso é muito bom, porque já tem muito atleta se profissionalizando aqui no Maranhão. Quanto ao meu preparo para a competição, este ano eu não tive muito tempo para treinar e estou contando só com a experiência, vamos ver no que vai dar. O importante é que aqui é muito mais do uma competição, é uma grande brincadeira também, no final todo mundo se confraterniza. Aqui não tem pior nem melhor, tem gente mais experiente e outras menos experientes”, declarou Melissa.

Quem também está participando do campeonato é o empresário Geovane Araújo, que pratica kite há sete anos com objetivo de ter mais qualidade de vida e convívio social. Esta é a quarta edição do Campeonato Maranhense que ele participa.

“Mais importante do que a competição é a brincadeira, a interação entre os amigos e as brincadeiras. Acho que é isso que caracteriza o campeonato, é uma brincadeira organizada. E a administração de Rogério Luna está sendo perfeita, pois, a cada ano a gente está se profissionalizando mais e se igualando aos campeonatos nacionais e mundiais. Achei essas mudanças nas regras muito boas, porque nos prepara para as competições de nível nacional”, afirmou o velejador.

A sexta edição do Campeonato Maranhense de Kitesurfé organizada pela AVEMA e conta com o apoio do Governo do Estado do Maranhão, Mateus Supermercados, Uv. Line, Shopping da Ilha, Farmárcia de Manipulação Botica e Okp. Além da colaboração de todos os atletas e profissionais do Kitesurf da Ilha.

“A gente fica feliz pelos nossos patrocinadores, pois conseguir apoio é sempre um desafio. Este ano, mais uma vez, conseguimos a colaboração do Governo do Estado e de várias marcas. Sem esses patrocinadores este campeonato não seria possível”, destacou Rogério Luna.

Congresso técnico

Antes de entrarem na água, os atletas participaram de um congresso técnico na noite dessa sexta-feira (20), no auditório do Shopping da Ilha, onde receberam o kit do inscrito.

Além da entrega dos kits, o congresso serviu para orientar os competidores e tirar algumas dúvidas sobre o evento, como largadas, preferências, chegadas, protestos, pontuações para o ranking, regulamentações, o que é permitido e o que não é permitido, premiações, entre outras informações.

“O congresso técnico é o momento mais importante, pois é aonde a gente tira as dúvidas e expõe as regras da competição. E, neste ano, o congresso foi mais importante ainda, porque houve algumas mudanças em relação às normas do campeonato, regras que precisavam ser explicadas aos atletas. A gente trouxe o Bertrand, que é um profissional do Brasileiro e vai organizar a realização das provas, seguindo as regras nacionais. Desse modo, a gente está preparando os atletas para se tornarem profissionais, podendo competir em qualquer parte do Brasil”, explicou Rogério Luna.

O superintendente do Shopping da Ilha, José Roberto, que participou do congresso técnico como atleta, destaca a grandiosidade do campeonato.

“É importante divulgar esse esporte incrível, que dá mais alegria à nossa orla marítima. Eu particularmente já velejo há três anos e estou novamente participando do campeonato, que é uma oportunidade de eu me divertir. Eu acredito que este ano o evento está bem melhor do que no ano passado, pois tem uma organização mais forte e conta com um número maior de patrocinadores, o que faz com que a estrutura da competição fique superior”, declarou.

Veja a programação completa do Campeonato

Dia 22/10 – Domingo

Atletas à disposição da comissão de Regata às 10H na OKP Olho D´Água

DW largada na OKP, chegada na barraca Milhas na Litorânea!

Regata bidirecional

Aproximadamente às 12:30

Milhas Litorânea

– Até 3 regatas masculina

– Até 2 regatas feminina

Dia 25/11 – Sábado

Atletas à disposição da comissão de Regata às 13h OKP Olho D´Água

DW OKP x Milhas

Regata bidirecional

Aproximadamente às 14h30

Milhas Litorânea

– Até 3 regatas masculina

– Até 2 regatas feminina

Dia 26/11 – Domingo

Atletas a disposição da comissão de Regata às 13h na OKP Olho D´Água

DW OKP x Milhas

Regata bidirecional

Aproximadamente às 14h30

Milhas Litorânea

– Até 3 regatas masculina

– Até 2 regatas feminina

Dia 09/12 – Sábado

TwinTipRace – TTR

Slalom bidirecional com obstáculos!

OKP

Atletas à disposição da comissão de Regata às 11h na OKP Olho D´Água

Sorteio das baterias com os cabeças de chave.

(cabeças de chave = os que estiverem em 1º lugar de suas categorias)

Dia 10/12 – Domingo

Golden Race

Atletas à disposição da comissão de Regata às 12h na OKP Olho D´Água

– Feminino saída da OKP até a Praia do Meio.

– Masculino até a Toca do trovão!

Nesta edição do campeonato maranhense, haverá um quadro de aviso oficial das competições, sendo que os resultados serão divulgados cerca de 1 hora depois das provas concluídas. O quadro de avisos estará fixado na Barraca Milhas.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site: http://okp.com.br/programacao-6o-campeonato-maranhense-de-kitesurf/.

Guttenbergg Pereira jornalista do Blog do Guto, 23 de outubro de 2017.

Categorias:KITSURF

Deixe uma resposta