Blog do Guto: RODRIGO JANOT PEDE ARQUIVAMENTO DE INQUÉRITO SOBRE SARNEY, RENAN E JUCÁ

Porras

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do inquérito aberto para investigar os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR) e o ex-presidente José Sarney.

A investigação foi aberta após a delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que apontava suposta tentativa dos peemedebistas de tentar atrapalhar a Lava Jato.

Segundo Janot, o conteúdo das conversas gravadas por Sérgio Machado revelava um plano para “embaraçar” as investigações sobre a corrupção na Petrobras.

O inquérito foi aberto pelo ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, a pedido do próprio Janot. Numa das conversas de Machado com Romero Jucá, o senador sugeria a mudança do governo a fim de viabilizar um pacto para “estancar a sangria” representada pela Lava Jato.

No entanto, em seu despacho, datado de sexta (8), mandando arquivar o inquérito que ele próprio pediu para abrir, Rodrigo Janot reconhece que “de fato, não houve a prática de nenhum ato concreto além da exteriorização do plano delitivo”.

“Assim não há desse falar em tentativa, tendo o iter criminis [sucessão de atos criminosos] parado na fase de cogitação”, despachou Janot.

Guttenbergg Pereira jornalista do Blog do Guto12 de setembro de 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s