AÇÃO SOCIAL

Blog do Guto: PALESTRA COM GESTANTES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO REALIZADO NO CRAS COM A ENFERMEIRA DO PSF ANA LUÍZA BERGMANN

“O leite materno é um alimento que não requer complemento. O aleitamento materno, exclusivo nos primeiros seis meses de vida, foi Tema da palestra promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da equipe do PSF”.

IMG_1867

Nesta quarta-feira (21) o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), em Presidente Médici MA, realizou o encontro entre gestantes.  A palestra ministrada pela enfermeira Ana Luíza Bergmann teve como tema proposto “A importância da Amamentação”, trazendo esclarecimento sobre o aleitamento materno, a saúde do bebê, e o vínculo entre a mãe e a criança.

IMG_1850

Segundo a Palestrante Ana Luíza, o encontro é quinzenal (15) e tem como objetivo o aprimoramento do conhecimento da saúde da mãe e do bebê.  As informações para a melhoria das condições de vida das gestantes são realizadas através de palestras que têm como principais temas, segundo a Palestrante a amamentação, planejamento familiar e gravidez na adolescência.

A escolha do tema para este mês A importância da Amamentação, através do conhecimento que muitas mães preferem não amamentar.

IMG_1831

Todas as gestantes Medicenses são acompanhadas por um Médico e uma Enfermeira do Programa de Saúde da Família (PSF), mas o público alvo das reuniões é a gestante em situação de vulnerabilidade social, cadastrada no Cadastro Único e no CRAS. Segundo a Assistente SocialElisangela Frazão, dá-se prioridade à gestante desempregada ou com marido desempregado, que tenha a bolsa família como única renda ou ajuda de familiares e vizinhos.

IMG_1873

O CRAS é responsável pelo acompanhamento da mãe desde quando esta é encaminhada pelo enfermeiro do PSF até completar nove meses de gestação. Através das assistentes sociais, o CRAS trabalha questões emocionais, as mudanças físicas e psíquicas ocorridas no período gestacional e ainda cria espaço para que as gestantes possam compartilhar suas experiências, expectativas e dúvidas, fortalecendo o vínculo entre ela e o bebê e, também, o conhecimento sobre os direitos da criança.

Reportagem: Guttenbergg Pereira, jornalista do Blog do Guto, 21 de junho de 2017.

Categories: AÇÃO SOCIAL, MULHER, SAÚDE

Deixe uma resposta