MULHER

Blog do Guto: PREFEITA ILVANE SE REÚNE COM SECRETÁRIA DE ESTADO EM BUSCA DO PROJETO A “CARRETA DA MULHER MARANHENSE

IMG_8598

A Prefeita de Presidente Médici, Ilvane Freire Pinho preocupada com o bem estar da população feminina de Presidente Médici reuniu-se nesta quarta-feira (03/05), com a Secretária de Estado de Políticas Para a Mulher (MA), Laurinda Pinto, em São Luís, para tratar de políticas públicas para as mulheres de Presidente Médici e garantir o Projeto denominado ” A Carreta  da Mulher Maranhense “.

O encontro teve início com a apresentação das integrantes e na sequência, a Secretária de Estado Laurinda Pinto, explanou sobre a campanha de combate à violência contra as mulheres no Estado. O Projeto titulado A Carreta, é uma proposta da Secretaria de Estado da Mulher, com ações de itinerância em busca da saúde da mulher para atender às prerrogativas do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres. A Secretaria de Estado da Mulher (Semu) conta com a Carreta da Mulher Maranhense, que realiza exames preventivos do câncer de colo de útero, e em parceria com Secretaria de Estado da Saúde que possui a Carreta Mamógrafo Móvel. Estas carretas percorrem os municípios do Maranhão levando informação e atendimento ginecológico, fortalecendo as ações que objetivam a garantia dos Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos bem como, a Saúde Integral das Mulheres Maranhenses.

CRRT

A Prefeita Ilvane F. Pinho que estava acompanhada da Secretária Municipal da Mulher Andreia Sousa Marinho, apoia a iniciativa da Carreta da Mulher para a realização dos exames preventivos. “Precisamos intensificar todas as ações de saúde que possam prevenir doenças para a população Medicense” afirmou a Prefeita.

Para a Secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, a ação conjunta com a SES é uma forma de viabilizar a concretização de uma política estadual de atenção integral à saúde da mulher. “A garantia do direito sexual e reprodutivo saudável faz parte do enfrentamento à violência contra a mulher.

NOTA DO BLOG DO GUTO:

Violência contra mulheres é todo ato que resulte em morte ou lesão física, sexual ou psicológica de mulheres, tanto na esfera pública quanto na esfera privada.

Categorias:MULHER, NOTÍCIAS, POLÍTICA

Deixe uma resposta