EXCLUSIVO: ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PRESIDENTE MÉDICI

IMG_7110Hoje o blog traz uma entrevista exclusiva com o Secretário Municipal de Saúde, o Fisioterapeuta Gil Layon. As perguntas foram feitas pensando no usuário da Saúde Básica e principais interessados na melhoria das condições de saúde no Município. O secretário ainda aproveita para esclarecer o andamento da inauguração do Hospital do Estado na cidade.

Blog do Guto: Você assumiu a Secretaria Municipal de Saúde há poucos meses. A população afirma que muita coisa mudou. Quais ações o senhor tomou para mudar tanto em tão pouco tempo?

Secretário de Saúde: Alguns critérios foram tomados como avaliação, controle e a elaboração de um planejamento. Restruturação do Fundo Municipal De Saúde, alocação de recursos para ações de atenção básica, investimentos nas UBS, Capacitação Profissional, investimento em medicamento e Insumos de Trabalho.

Blog do Guto: Um grande problema na área da saúde é a distribuição de medicamentos. Como funciona o sistema implantado em sua gestão para fornecimento de medicamentos a pacientes carentes?

Secretário de Saúde: Nós implantamos o modelo da gestão de medicamentos, na rede de atenção básica que se dá com o conhecimento da demanda, feita pelos profissionais da atenção básica de Estratégia Da Saúde Da Família.

Blog do Guto: Quais ações efetivas já foram concluídas após sua posse? E quais ações estão previstas para os próximos meses?

Secretário de Saúde: Estruturação da Secretaria de Saúde, avaliação dos indicadores da saúde municipal, estruturação do FMS.

Organização dos serviços da saúde no município como:

  • UBS
  • Laboratório Municipal
  • Compras de medicamentos
  • Organização do TFA
  • Transporte sanitário
  • ESF
  • PSB
  • Vigilância em Saúde

Parceria com a SES/MA para finalização da obra do Hospital Municipal.

Blog do Guto: Senhor Secretário, o que está sendo feito para melhorar o Hospital do Estado. Qual o esforço local para suprir, o que falta, como médicos, equipamentos e leitos. E qual será o destino do Centro de Saúde Municipal.

Secretário de Saúde: Fechamos parceria com a SES/MA para adesão da gestão Municipal no Hospital com 20 leitos, solicitamos os equipamentos de estruturação hospitalar, fizemos a solicitação de uma Ambulância, também foi feito a solicitação de uma sala de estabilização e um centro especializado de reabilitação.

Blog do Guto: Porque o sistema de Saúde em uma esfera Estadual não funciona 100% e com qualidade? O que impede de funcionar já que temos estrutura, funcionários e médicos?

Secretário de Saúde: O SUS tem por principio uma gestão regionalizada e descentralizada, em que sua assistência seja feita em sedes de atenção a sociedade. Aos municípios cabe realizar a atenção primaria e ao Estado Media e Alta Complexidade.

Porem o grande problema da Saúde Pública é o co-financiamento do SUS para as ações da Saúde Estadual.

%d blogueiros gostam disto: